A Equipav Agropecuária e Irrigação obteve autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR) para captação no mercado de até R$ 555 milhões por meio da emissão de debêntures incentivadas para o projeto de Irrigação do Baixio do Irecê. O anúncio foi realizado em evento nesta quinta (24) no Baixio do Irecê, Bahia, que contou com a presença do Ministro Waldez Góes e do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Segundo o Ministro do MIDR, Waldez Góes, o projeto de irrigação do Baixio do Irecê é o maior da América Latina e o Brasil tem potencial para 55 milhões de hectares. “Dá para entender o quanto este aqui é significativo e dá para entender o tamanho desta agenda considerando o Nordeste, o Brasil Central e todas as regiões do país. Cada vez mais contamos com empresas que já têm história, que já tenham expertise, já estejam dentro da atualização das mais diversas formas tecnológicas já aplicáveis. A governança deve estar em primeiro lugar e só isso pode viabilizar bons projetos de parcerias público-privada”, destacou o Ministro.
Os recursos serão aplicados na implantação das etapas iniciais do projeto conquistado pela Equipav Agropecuária e Irrigação, por meio de leilão realizado na B3, em São Paulo, em junho de 2022. A área engloba 51 mil hectares, dos quais 31 mil são irrigáveis. A empresa prevê investir cerca de R$ 1 bilhão ao longo dos 35 anos de concessão.
Estima-se que mais de 250 mil pessoas serão beneficiadas, direta e indiretamente, na área de abrangência do projeto, que compreende os municípios de Irecê, Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, no Vale do São Francisco, no noroeste baiano.
O empreendimento é o maior projeto de irrigação da América Latina e considerado estratégico pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela concessão, para promover o desenvolvimento sustentável do semiárido do Nordeste.